domingo, 17 de outubro de 2010

Carpe Dien

"Mas se você escutar bem de perto, você pode ouvi-los sussurrar o seu legado. Vá em frente, abaixe-se. Escute, está ouvindo? - Carpe - ouve? - Carpe, carpe diem, colham o dia garotos, tornem extraordinárias as suas vidas." (Professor Keating, A Sociedade dos Poetas Mortos)


O prazer de ensinar e o prazer de aprender diante dos nossos olhos, Um filme emocionante que retrata de maneira brilhante os sentimentos e as relações humanas, demonstra o quanto é importante o papel do professor na formação do caráter e estimulo para  que sejamos , criativos, pensadores e formadores de opinião. O professor John Keantig diz que a educação deveria se confundir com nossa vida. Era um visionário que tinha atitudes diferenciadas e improvavéis, despertava a curiosidade e instigava os alunos a se auto conhecerem e descobrirem na literatura novas formas de pensar e agir. Ele nos faz pensar sobre enumeros conceitos estabelecidos em nossa sociedade, sobre valores, ética, sentimentos, alimenta os nossos sonhos e fantasia e nos faz rever nossa postura e conduta.

Algumas frases marcantes do filme:

Mr Keating:: Estudar para que nos tornemos advogados, engenheiros ou médicos é importante, mas o que torna nossas existências válidas tem a ver com o espírito, com o prazer e, a poesia, a literatura, são fontes riquíssimas nesses quesitos.

Mr Keating: Não lemos e escrevemos poesia porque é bonitinho. Lemos e escrevemos poesia porque somos membros da raça humana e a raça humana está repleta de paixão. E medicina, advocacia, administração e engenharia são objetivos nobres e necessários para manter-se vivo. Mas a poesia, beleza, romance, amor, é para isso que vivemos.

Mr Keating: Bem, temos uma necessidade enorme de sermos aceitos, mas vocês tem que acreditar que suas crenças são únicas, só suas, mesmo que os outros as achem impopulares. .. mesmo que a galera fale: Isso é r - u - i -m. Robert Frost disse: Duas estradas divergiam na floresta e eu, eu tomei a menos movimentada, e isso fez toda a diferença


Mr Keating:-Vocês estão vendo estas fotos meninos?
-Os jovens que estão nesses quadros, planejam revolucionar o mundo e transformar suas vidas em algo magnífico. Isso foi há 70 anos. Agora estão todos mortos. Quantos tiveram uma vida realmente feliz? Quantos realizaram seus sonhos? Aí o professor inclina para o grupo e murmura para que todos o ouçam:
- Aproveitem o seu dia. Vivam o presente.
Confiança é saber que somos limitados, que não podemos adivinhar o que está por vir que jamais controlaremos todas as “possibilidades” e que nossa única saída é viver intensamente a realidade, seja boa ou ruim.