terça-feira, 26 de julho de 2011

Te Mando Retalhos de AMOR.

Dom Quixote e Dulcinéia

"O princesa Dulcineia, senhora deste cativo coração, grande agravo me fizestes em despedir-me e castigar-me com a proibição inumana de não voltar a gozar de vossa presença especiosa. Dignai-vos , senhora minha, aprendai-vos desse coração rendido , que tantas penas está carpindo por amor vosso."

Apesar de ter  visto não mais de cinco vezes, Dom Quixote dedicou a sua amada Dulcinéia  todas as suas loucuras,  vitórias e feitos heróicos. E o que seria de um cavaleiro sem uma musa inspiradora? Por ela Dom Quixote atravessaria deserto, travaria batalhas épicas, lutaria com os mais valentes e fortes inimigos, para proteger sua dama, a mais bela entre todas por quem nutria um amor platônico e submisso. Mais quem melhor que o próprio Dom Quixote para descreve-la?

Então nos diga meu querido Dom quem era  Dulcinéia del Toboso:

"O seu nome é Dulcinéia, sua pátria Toboso, um lugar da Mancha; a sua qualidade há de ser, pelo menos, Princesa, pois é Rainha e senhora minha; sua formosura sobre-humana, pois nela se realizam todos os impossíveis e quiméricos tributos de formosura, que os poetas dão às suas damas; seus cabelos são ouro; a sua testa campos elíseos; suas sobrancelhas arcos celestes; seus olhos sóis; suas faces rosas; seus lábios corais; pérolas os seus dentes; alabastro o seu colo; mármore o seu peito; marfim as suas mãos, sua brancura neve; e as partes que à vista humana traz encobertas a honestidade são tais (segundo eu conjeturo) que só a discreta consideração pode encarecê-las, sem poder compará-las."

(Miguel de Cervantes In: Dom Quixote)